quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ao Encontro dos Kalash (photos)

A viagem até Chitral possui 3 etapas. O ônibus de Gilgit a Barsat, a travessia de Shandur Pass a pé pela neve e um jipe em Laspur ou Mastuj ate Chitral.
Estava pesado demais para uma caminhada de várias horas pela neve madrugada adentro, portanto deixei parte de minha bagagem em Gilgit para buscar a caminho da China. Logo no fim da primeira etapa, assim que paramos no primeiro posto de checagem, percebi que havia deixado o passaporte em Gilgit junto com o laptop e outras roupas. Estava tão determinado a chegar em Kalash Valley a tempo do Festival de Primavera que resolvi me arriscar e seguir adiante. Nos postos de checagem apenas preenchia o livro de registros e não dava muita margem pra que me perguntassem pelo passaporte. Os números que não sabia de cor, como o visto, apenas os inventava.
Assim que chegamos a Barsat no final do dia, um grupo de paquistaneses, que imaginei conhecerem o caminho, colocou suas bagagens às costas e começou a caminhada. Achei que seria recomendável segui-los. Eram umas 7 da noite. No início do caminho, um jegue morto - mau sinal - pensei.
Quando as primeiras estrelas surgiram, fiquei feliz por estar fazendo a travessia a noite. Enquanto a escuridão se intensificava, o céu se enchia de estrelas e o caminho de neve.
Minha mochila estava ainda com uns 20 kg, pesada demais para uma caminhada tão longa. Para iluminar a trilha, apenas o isqueiro chinês com lanterninha que comprei na mercearia em Barsat. Após não sei bem quantas horas de caminhada, estava exausto. Finalmente chegamos ao posto de checagem de Shandur...fechado. A uns duzentos metros parecia haver a silhueta de algumas casas e começamos a gritar. Era o alojamento dos soldados. Caminhamos até lá e eles nos receberam com a comovente hospitalidade paquistanesa. Diante de uma pequena lareira um dos soldados me ajudou a tirar os sapatos encharcados e massageou meus pés até que os pude sentir de novo. Na barra de minha calça a água havia novamente se transformado em gelo. Depois de lareira e chá, eles me arrumaram um saco de dormir. Todos dormiam em círculo com os pés sob uma mesa coberta por um cobertor que se estendia até o chão. Debaixo dela, um braseiro. Apaguei em segundos.
Na manhã seguinte vi o campo de polo quase em frente ao alojamento, completamente coberto de neve. O restante do grupo já havia partido. Segui para Laspur. Mais 2 horas de caminhada, mas agora sob a luz do sol e montanha abaixo. Durante o trajeto, um bando de iaques.
Era pouco provável que morresse na neve aquela noite mas ainda me pergunto se teria abandonado a mochila e o que mais precisaria sacrificar caso não tivéssemos encontrado o alojamento dos soldados.
Passei um dia em Laspur e na madrugada seguinte tomei um jipe para Chitral. Atrasei-me um dia para o festival. Passei uma noite em Kalash e voltei para resolver o problema do passaporte. Tudo certo.
Kalash Valley abrange 3 tribos de um povo com tradições e culturas bastante distintas do resto do Paquistão, na verdade, únicas. São uma raça de cerca de 5 mil pessoas que vivem da mesma forma há centenas de anos.
Por lá, estarei sem telefone e internet. Salto do mundo por um momento para vê-lo girar. Pararei por uns dias no tempo.
Até breve.

O primeiro trecho da viagem, de Gilgit a Barsat, é cheio de paisagens magníficas.


Em poucas horas tive uma amostra do que me esperava adiante.




Barsat, ponto final do ônibus e início da caminhada.


Check post em Shandur.


Shandur, o campo de polo mais alto do mundo. Em julho quando a nve já se foi, um torneio reúne pessoas de todo o Paquistão. A minha dúvida é se fico para vê-lo ou não.

5 comentários:

  1. Hello, Mr. Bruno, I am wasim khan.
    I met you in Islamabad, aabpara market.
    I am amazed to see your photos of shandur.
    It is great pleasure seeing these pictures.
    Thanks.
    I hope you come to our village
    (shikray baba, katlang, mardan, NWFP)
    and see the old ruins, relics, remains and histroical places as you had told me you would.
    Thanks

    ResponderExcluir
  2. Sr. Brunu, estou farhad, irmão mais velho de Wasim Khan.
    Sua primeira foto nesta categoria cerca de belas paisagens é muito atraente.
    Eu gosto dela e outras fotos.
    A nossa é mais um belo país.
    Eu não sabia até que eu vi essas fotos.
    Bruno, Como posso carregar minha própria imagem para o seu blog?
    Obrigado
    Farhad Ali shah
    farhad_alishah@yahoo.com
    farhad_alishah@hotmail.com
    0092 312 50 20 888

    ResponderExcluir
  3. Hello dear friends,
    so good to see that you are following the blog.
    from now on I promiss to post some texts in english, making it easier for yourselves.
    Thanx for all your kindness and help.
    I guess I am now running out of time to go to your city, but Insha Allah one day I come back for that.
    All the best.
    Bruno

    ResponderExcluir
  4. love and expect it dear.
    may you be in peace
    Farhad Ali Shah

    ResponderExcluir
  5. Irado o blog, Bruno! Belas fotos e palavras. Pretendo me aventurar pelo Paquistao no inicio de 2015, seus relatos reforçaram a minha vontade de partir pra la. E já percebi que bons amigos é o que não falta la. Valeu, Brother! @sergionalanda

    ResponderExcluir