sábado, 9 de maio de 2009

Informações práticas (Paquistão)

A primeira coisa que é preciso dizer sobre o Paquistão é que o povo é extremamente gentil e hospitaleiro. Extremamente. De uma maneira tão intensa que eu diria que a hospitalidade é uma atração turística do país.
Custo de vida e moeda
A moeda do Paquistão é a rupee paquistanesa. A cotação gira em torno de 100 rupees=1 euro.
É possível encontrar acomodações simples (tipo dormitório) por cerca de 200 rupees por noite e uma boa refeição por volta de 100 rupees.
Língua
A língua pátria é o hurdu, mas cada província (são 4 pelo país) tem seu próprio dialeto. As vezes chegando-se a vários dialetos numa mesma província, como na Região Norte onde há 14 ou 15 diferentes. A diversidade étnica e cultural também varia radicalmente de um lugar para outro. Mas não se preocupe, a hospitalidade é cultura geral e a maioria das pessoas tem ao menos alguma noção de inglês.
Alimentação
O paquistão possui uma grande quantidade frutas. As épocas das colheitas contudo diferem bastante do Brasil. Agora em junho por exemplo se inicia a temporada de manga.
Como país islâmico, não há carne de porco disponível no país. Consome-se muito carneiro e muito frango.
É preciso tomar cuidado com a comida paquistanesa. O tempero apimentado e a falta de controle sanitário podem provocar "efeitos desagradáveis".
É recomendável ingerir frequentemente iogurte e fibras para evitar problemas. E ter sempre a mão Ispaghol, um composto de fibras, disponível em qualquer mercearia paquistanesa.
Talibãs
O problema com os talibãs se restringe a uma pequena área do país que os próprios paquistaneses sugerem evitar.
Capital e outras cidades
Islamabad foi criada com o propósito de ser a capital do país, tal como Brasília. E como esta possui um custo de vida bastante acima do restante do Paquistão. Para quem precisa ou deseja passar algum tempo em Islamabad, uma sugestão é hospedar-se em Rawalpindi, uma cidade satélite a apenas 20 kms.
Lahore é considerada a capital cultural mas é no norte onde estão algumas das Montanhas mais altas do mundo e uma natureza inigualável que faz meu coração acelerar e enche meus olhos de lágrimas.

Para quem quiser mais detalhes, me escrevam ou consultem algum guia de viagem. Com o cuidado de observar que esses livros não são "bíblias" e que a realidade pode mudar rapidamente.

2 comentários:

  1. Bruno, parabéns pelo seu texto, e pelas fotos maravilhosas. Estou impressionada com o seu olhar...
    Beijos, Alda

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno, gostaria de conversar com você por email pode ser? Eu tenjo muitas duvidas sobre a cultura e estilo de vida desse país. Parabéns pelo blog!!! :)

    ResponderExcluir