quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As Mensagens de Berlim


O marco de um ano de viagem trouxe-me uma saudade intensa do Brasil e um desejo de voltar que pensei que jamais sentiria. Traçando o caminho (meio maluco como sempre) de volta, resolvi passar por Berlim, onde tudo começou e uma cidade que inspirou-me a viajar não apenas mundo afora mas também para dentro de mim.
A própria cidade exala essa mensagem de “perceba a vida, ela é mais do que o matar-se pelo pão nosso de cada dia”.
A vida em Berlim começa tarde, com tempo para longos cafés da manhã e um pouco de amor matinal. Ou talvez uma garrafa de cerveja se o dia pela frente lhe permitir.
Então a vida em si começa, geralmente sobre as bicicletas, que dominam a cidade plana e cheia de parques.
É possível evitar a rotina mas nem toda rotina é nociva. Descobri que eu a aprecio. Aprecio encontrar uma casa de chá para frequentar, um restaurante, um lugar para nadar.
O perigo da rotina é anestesiar-se. Parar de olhar o caminho que se faz todos os dias, pois mesmo o caminho de todos os dias está repleto de vida, de novidade.
Encontrei em Berlim uma rotina que me agradava muitíssimo e pelos meus caminhos encontrava na street art o alerta de manter-me desperto para o fato de que eu estou vivo nesse momento e nesse mundo extraordinários.













2 comentários:

  1. MUITO BOM este seu olhar sobre Berlim. Me lembrou Bilbao.Tive a mesma sensação por lá e pelos mesmos motivos. Só não tem street art, e nem tanta cultura de design quanto em Berlim.
    E "how long is now" é muito bom. Roubei pra parede daqui de casa.

    ResponderExcluir
  2. Que bom q vc voltou p o blog... 'How long is now' é a sua cara. Me inspirou muitíssimo. Danke.
    bjo, giselle c.

    ResponderExcluir