segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

São Gonçalo do Rio das Pedras...e de Muito Mais


Memória

 “Os piores caminhos, os melhores lugares”. Mesmo que essa máxima não reflita necessariamente a verdade, uma coisa é certa: quanto mais inacessíveis, mais intocados são os lugares. São Gonçalo reflete bem isso. O passado permanece intacto nas suas casas coloniais, na sua rua de pedras e na memória das famílias locais.
Quando se chega em São Gonçalo do Rio das Pedras, a primeira impressão que se tem, é de sermos os primeiros turistas do local. Não apenas pela sua preservação mas também porque o acolhimento é único.
Muitos viajantes conhecem mais de um São Gonçalo. Só em Minas Gerais, há São Gonçalo do Sapucaí, do Pará, do Rio Abaixo, do Rio Preto, do Rio das Pedras e provavelmente alguns outros.
Mas mesmo São Gonçalo do Rio das Pedras, mostra-se um vilarejo diferente para cada visitante que recebe. Mais do que um arraial belo e tranqüilo e uma natureza privilegiada, o local é repleto de histórias interessantes e curiosos personagens de prosa fácil.






Progresso no Ritmo do Interior

Passado recente, progressos como a luz e o telefone ainda estão vivos na memória dos habitantes de São Gonçalo. Perguntada como se tornou uma contadora de “causos”, Dona Helena lembra, antes de mais nada, o dia exato, em 13 de setembro de 1981, que a luz chegou ao vilarejo e como, com ela, a televisão substituiu a tradição da família de contar histórias ao redor do fogo. Para dar mais vida à história, mostra o local preciso onde se reunia com os pais e os irmãos e aponta para o telhado, ainda negro de fuligem.
Nos fundos do Bar do Ademil, uma série de telefones me chama a atenção e ele então, me conta que era, há menos de dez anos, o operador do único posto telefônico do vilarejo e como os garotos que levavam os recados cobravam pela distância percorrida.
Hoje, a chegada da estrada é um novo progresso que divide a opinião dos moradores do vilarejo e reabre a freqüente discussão, progresso versus preservação.
Talvez tenha sido o difícil acesso, o responsável por São Gonçalo ter resistido ao “amplo descobrimento” por tanto tempo. O vilarejo já foi muito assediado, tendo sido, inclusive, cenário do filme “O Padre e a Moça” de 1965, com direção de Joaquim Pedro de Andrade e participação de Mário Lago.


A "gnoma" Dona Helena.



Estrada Real

Muito antes que se falasse em Estrada Real, em 1976, duas suíças, resolveram caminhar de Conceição do Mato Dentro até Diamantina, levando sua bagagem no lombo de um burro alugado. Contando com a hospitalidade dos fazendeiros, almoçavam nas suas propriedades. Descobrindo então em São Gonçalo, uma casa à venda, Anna montou lá uma colônia de férias e mais tarde a primeira pousada do arraial, o Refúgio dos Cinco Amigos. Hoje a história de Anna e São Gonçalo se misturam em inúmeros pontos. Por exemplo, tendo feito na Suíça, Artes Plásticas em Tapeçaria, Anna ensinou esse ofício à crianças e moradoras locais que hoje fazem disso sua fonte de renda.

A suíça Anna, dona da Pousada Cinco Amigos, que descobriu São Gonçalo em sua própria "jeguetrip". Ao seu lado uma de suas tapeçarias.

Alta Gastronomia e Inglês na Serra do Espinhaço

Peter Edwards é outro estrangeiro que se instalou no local. Norte-americano de Boston, Peter dá em sua pousada, Pousada do Capão, cursos de imersão em inglês. Mas sua  verdadeira paixão é a gastronomia. Muito atento e sensível aos desejos dos viajantes, seus pratos podem ser um delicioso break na comida mineira, para os viajantes que estão há muito nas estradas de Minas, ou o uso bem criativo de ingredientes locais.

Detalhe da Pousada do Capão


A lenda da Igreja Matriz (tirado da Wikipedia)

Duas crianças brincavam próximas a uma goiabeira quando encontraram a imagem de um santo. Seus pais, vendo-a, levaram-na em romaria à capela mais próxima, em Milho Verde.
No dia seguinte as crianças encontraram novamente a imagem e assustados, seus pais reuniram de novo uma romaria afim de retorná-la para a capela. No caminho notaram pequenas pegadas que julgaram terem sido feitas pela imagem. Entenderam, assim, que o santo gostaria de ficar no local onde fora encontrado e construíram lá a Igreja Matriz de São Gonçalo.

Rancho de Tropas e Moinhos

Logo na chegada, próxima à ponte, duas interessantes atrações históricas para os visitantes:  o Rancho de Tropas (um dos dois únicos remanescentes),  local que servia de descanso e troca de mercadorias entre os tropeiros que levavam alimentos aos garimpos no século XIX e moinhos centenários usados para fazer fubá que ficam no caminho para a cachoeira do Comércio.




Pôr-do-sol de Camarote
São Gonçalo encontra-se sobre um platô rochoso de onde pode-se contemplar maravilhosos por-do-sol. Um dos lugares mais propícios para isso é no final da rua do Comércio.




Cachoeira da Rapadura

Ao redor de São Gonçalo, há várias caminhadas interessantes que levam a partes pouco exploradas da Estrada Real, cachoeiras e picos. Uma delas que vale destaque, a Cachoeira da Rapadura possui duas quedas d’água subterrâneas. A luz do sol refletida na primeira queda ilumina a caverna e a segunda queda por cerca de apenas uma hora por dia.


A pedra que dá origem ao nome cachoeira da Rapadura. É nesse ponto que, seguindo o som da água, encontra-se a entrada da cachoeira.

Caminho dos Diamantes

Saindo de BH, os caminhos cruzam-se com a Estrada Real na altura de Conceição do Mato Dentro.
Dali é possível seguir para Serro pela rodovia MG-10, mais curta mas de tráfego pesado, ou por Córregos, pela Estrada Real, um caminho certamente bem mais atraente.

Um comentário:

  1. Perfeita como sempre a matéria! Acho muito importante Bruno, mostrar partes lindas do Brasil que são pouco badaladas, Sei que tem muita gente que não conhece, as pessoas tendem a escolher destinos turísticos mais populares, preferem não arriscar, mas vendo essas fotos e a matéria, tenho certeza que aguça a vontade e curiosidade de muita gente. Sei que o Brasil tem seus problemas e são muitos, mas é um país lindo e ainda um bom lugar pra se morar, portanto precisa ser mostrado e valorizado. PARABENS mais uma vez!

    ResponderExcluir