quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ben


A gente nunca sabe de onde as lições vêm para nos atingir.
Ben "Não sabia Que Era Impossível Então Foi Lá e Fez", esse é seu nome. Devo dedicar-lhe um post inteiro.
Esse pirralho afetou-nos a todos no acampamento turista de Islamabad profundamente. Não se pode dizer seu nome impunemente. Seu nome traz lágrimas aos olhos.
A princípio imaginei que a semelhança entre Mr. Impossível e meu filho fosse fruto de uma saudade intensa que atinge-me coração, garganta, boca do estômago e olhos. Mas não, é uma semelhança inquestionável e inequívoca que não reside apenas na superfície mas que está na luz que deles emana. Além disso têm mesma idade e signo. E essa estrela na testa típica dos librianos. Eu os chamaria de sósias espirituais, Ian e Ben.
Enquanto todos no acampamento tínhamos assuntos a resolver nas embaixadas entre vistos e afins, sempre tomávamos contrariados o serviço de ônibus para entrar no Enclave, após tentativas frustradas de cruzar a pé pelo portão.
Ben ao contrário sempre o fazia, inclusive quando tinha apenas uma fotocópia de seu passaporte, no dia mais crítico em que a segurança estava dobrada.
Ontem voltou a Alemanha, logo antes de partir, me disse que esquecera alguns ovos na mochila. Não me surpreenderei se os ovos chegarem inteiros. Ben é assim, a concretização de eventos insólitos.
Imagino seus pais esperando um garoto voltando pra casa depois de 8 meses. Melhor que se preparem para a surpresa. A estrada muda a gente muito rápido as vezes. De repente chega lá esse cara fazendo malabares com o mundo, podem sofrer um ataque.
Sabe, é bom ver como sabedoria não é monopólio dos velhos. Ao menos essa lição de ignorar que haja coisas impossíveis é fruto principalmente das mentes mais jovens.
- Desaprenda - A memória de Ben me diz. - O mundo não é sólido como pensas.

4 comentários:

  1. realmente os meninos às vezes podem nos surpreender positivamente. Ouvi ontem de um pirralho que louco é quem não consegui silenciar a mente por mais de 30 segundos. Boa essa, hein?

    ResponderExcluir
  2. Poxa Bu, muito lindas as suas palavras. Espero que todos ouçam-nas com o coração, como é digno de Ian e Ben.
    Muita saudade...

    ResponderExcluir
  3. Verdade, todo mundo tem a ensinar e aprender. Mas a esse cara aí, eu de fato escutei com o coração.
    Valeu Ju e Ana Eduarda

    ResponderExcluir
  4. Bú!!! Consegui add pra acompanhar seu blog bem a tempo de ler uma postagem linda dessas!!! estou a mil por aqui,sem tempo pra nada, mas ler palavras tao lindas e profundas como essas nos mostra como é importante desacelerar um pouco e se deixar levar pelas coisas, senti-las!!! vou te visitar todo dia de manhã agora, antes de começar o trabalho! vai ser bom seguir o dia com conselhos e palavras tão sabias... Saudades!!!!! bjs...

    ResponderExcluir